INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE EXAMES COM CONTRASTE IODADO

(Tomografia computadorizada, Uretrocistografia, Urografia Excretora, Histerossalpingografia e Angio-TC)

Você se submeterá ao exame radiológico solicitado pelo seu médico para elucidação diagnóstica, em que poderá ser necessária a injeção de uma substância em sua veia. Esta substância chamada Meio de Contraste (a base de iodo) é importante para desmonstrar as artérias e veias imprescindíveis para o diagnóstico de algumas doenças que só aparecem após a sua injeção.

Algumas pessoas, no entanto, apresentam sensibilidade aumentada a essas substâncias. Precisamos identificá-las antes do exame para que sejam tomadas as devidas providências, diminuindo as chances de reações graves. As reações aos meios de contraste podem variar de leves(náuseas, vômitos, sensação de calor, coceira pelo corpo, tosse, espirros, gosto metálico); moderadas(falta de ar, arritmia cardíaca, queda de pressão) e, raramente graves como edema de laringe e parada cardio-respiratória(estatisticamente um em cada 20 mil exames).

Lembre-se: as medidas adequadas diminuem as chances de reações graves. Por favor, leia e preencha atentamente, assinando abaixo o presente termo. Em caso de dúvidas, peça auxílio aos nossos recepcionistas.

 

Questões

As perguntas e respostas acima são de grande importância para a utilização ou não do contraste iodado e serão avaliadas pelo médico do setor de radiologia. A utilização do contraste iodado, quando necessário, é muito útil para a melhor qualidade do exame e consequentemente do diagnóstico.

Infelizmente não podemos saber qual o paciente que eventualmente desenvolverá uma reação alérgica, porém as reações graves são raras.

Seu exame será acompanhado e cercado dos cuidados necessários pela nossa equipe médica.